segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"IGREJAS" MULTINACIONAIS

 

Eu estava pensando na situação social atual de determindas "empresas" chamadas de "igrejas" e folheando a lição da EBD que trata do tema prosperidade,vejo quão distante estão do ensino do Mestre. Não quero dizer com isto,ser daquele tipo que ache  errado o crente ser próspero e só admire o crente Zaqueu.

A verdadeira prosperidade repleta de vida abundante,paz,felicidade, em todas as áreas eu creio,mas também com o oposto. Entretanto,não vivo no mundo da lua. A palavra de Deus deixa claro:”...no mundo tereis aflições” Aí é que eu não entendo a contradição de determinadas igrejas neo pentecostais, que pregam a teologia da prosperidade,omitindo os vários exemplos de homens de Deus que passaram pela dor,fome,sede,escassez.

Entendo como heresia,a forma apresentada pelos tele evangelistas que pregam a prosperidade com um evangelho sem cruz e logicamente sem morte num centro urbano fértil. Não vejo esta mesma ênfase, em localidades onde carcará ou urubú morrem de fome. Onde o desemprego é gritante e o desenvolvimento e progresso não chegou. Locais  que para beber água é difícil,quanto mais refrigerante de cola. Tais "empresas" da prosperidade,NÃO abrem templos  nestes locais,PORQUE SERÁ?

Textos como:”O Senhor põe a prova ao justo..., Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados....” nem pensar em ministrar. Não atrai a atenção do povo sofrido,não alavanca a mídia, e causa o que eles entendem de  melancolia.

Quem tem um ministério sério,com vida limpa, não usa de enganos,adulteração ou falsificação da Palavra. Ao contrário, tem clara exposição da verdade,segundo a misericórdia que foi feita. A pregação consiste em  que  Jesus  morreu mas ressuscitou.

Assim Paulo nos diz que: “Levando sempre no corpo o morrer de Jesus,para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo” Paulo deixa-nos claro, entre muitas outras coisas,que a origem do poder vem só de Deus e que nas aflições há desígnios e aprendizado.

A mensagem da morte não agrada os amantes da prosperidade com intelectualidade e fachada inconsistente. A mensagem da morte, infelizmente também está ausente de muitos púlpitos. Onde a homilética está presa a dialética, encontrando-se  na UTI e precisando por sua vez de eutanásia urgente.

Quem deseja viver por Jesus, está sempre sendo entregue a morte, para que a vida dEle se manifeste. Paulo deixa bem claro que a semente para germinar tem de morrer,mas a lavagem cerebral diária tenta impor o oposto. Evangelho sem cruz,vida sem morte,prosperidade sem trabalho,sucesso sem esforço e por aí vai. Tem até programa que se dispôs a ser de utilidade pública,ensinando a disfarçar a gordura,mesmo com o sujeito engordando?!.

Só com a morte,pode-se gerar frutos. Os heróis do Antigo Testamento,o precioso sangue de Jesus,a morte dos crentes da igreja primitiva,dos mártires, foi o meio de conhecermos as boas novas. Falo isto dentro da ortodoxia bíblica.

Hoje vivemos dias onde querem tornar o mundo evangélico pop. E tem gente que fica entusiasmado com o show. Querem encontrar uma fórmula de globalizar o segredo revelado apenas a família de Deus. Querem fazer negociata,tal qual fez Saul. Entendem que a mídia tem mais influência do que o altar (grande engano). Um altar pode mobilizar e arregimentar exércitos. Assim foi com o profeta  Eliseu.  

Perderam verdadeiramente a noção, visão da morte,estando longe da adoção de filhos e entregues a Mamon.,assim bem distante do verdadeiro evangelho.
Porque tanta recusa com a verdadeira mensagem do céu. A Bíblia só apresenta dois caminhos, e um único para a vida eterna,mas tem de ter entrega da vida para a morte e assim vidas sendo geradas,o reino de Deus sendo anunciado,resplandecendo a glória de Deus entre as nações. Só que  esta opção na traz status,mídia,império, condomínio de luxo,carros importados e blindados,seguranças à disposição,helicóptero,jato e barco também.

Este evangelho pode ser tudo,menos do reino de Deus,pois o benefício e o marketing envolvido tem um único beneficiário o próprio homem. E mesmo assim está surdo a voz de Deus que diz :”Louco,esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado,para quem será? ”

Assim,a confusão acontece e avança por falta de líderes compromissados com o divino e o genuíno evangelho. Estão mais envolvidos com as promoções, do que com a verdadeira unção. Sem falar nos bajuladores de plantão, que servem (por enquanto) de entraves,mas adiante ouvirão a frase de Jesus que dirá: ”...nunca vos conheci...”.

Os tais são especialistas em reposição de supermercado. Dão ao povo o que o povo o que querem, e não o que precisam. Há uma adoração similar ao bezerro de ouro do tempo de Moisés. É bênção,vitória,portas abertas,conquistas,prosperidade,saúde,bem estar,conforto,emprego e o próprio reino. 

A oração não é baseada na Palavra e sim na ordem expressa ao céu,sendo feita a vontade do tal que ordena,independentemente da vontade do soberano.
Fica evidenciado que o modelo apresentado por Jesus do ”seja feita a tua vontade” não é ultrapassado,mas também não é contemporâneo. O importante neste meio pseudo evangélico é ter, e não ser. Consiste em ostentar o quão “abençoado” é. Já as questões e preocupações envolvendo os necessitados e missões, não são assuntos tão prioritários.

Estes evangelistas são discípulos de Pedro antes da real conversão,cogitando apenas as coisas dos homens e querendo impedir até o avanço do Mestre. Jesus estava a ensinar sobre ser rejeitado,sofrer,morrer e só aí ressuscitar. Antes da conversão,a “igreja” aqui tipificada por Pedro ou Laudicéia  estava e ( está)  arredia as coisas do céu.
Quem quer ir ao céu o caminho é oposto ao daqui., A retribuição é conforme as obras. A garantia de êxito terreno perde os benefícios  eternos,mas quem opta por negar-se a si mesmo,morrer para viver depois, tem garantida uma herança maravilhosa. Jesus,que nunca mentiu, garante a herança e mesmo sem precisar provar nada a ninguém, nos adiantou o penhor,enviando-nos o Espírito Santo.

Assim o modelo de  Igreja de Cristo, está bem distante  das  multinacionais da fé,onde o seu império não é formado por emissoras de rádio, TV a cabo, jornais e revistas. Seu  investimento é pessoal e intransferível nas pessoas que modificou as vidas, cuja dimensão e impacto no inferno, não dá para medir com escala humana. Cristo criou um organismo,os homens uma organização, de “vulto e dimensão”cujos objetivos são meramente e essencialmente mercantis.
Infelizmente,não se pode negar as estratégia “bem sucedidas” psicológicas,de marketing,propaganda e venda de produtos como (rosas,martelo,chaves,água,óleo,cd,dvd,tv por assinatura,cartão de crédito,dízimo consignado,...) estas “igrejas” os objetivos são claros, meramente atuar na prosperidade e cura. Tudo que o povo quer,ou seja a multiplicação dos pães, e justamente por isso, Jesus só realizou tal ato duas vezes.
Cristo,por sua vez,tinha um discípulo,(digamos traíra) que se envolveu com o sacerdócio. Estas empresas denominadas de “igrejas” tem líderes envolvidos em denúncias de lavagem de dinheiro,e, não declarado,sonegação de impostos e  suspeita de envolvimento com o narcotráfico e armas de fogo. Afinal,o mesmo Jesus,tinha outro discípulo (temperamental) que  não tinha um armamento tão sofisticado,mas possuía uma espada do “último tipo” e afiada. Que o Senhor nos ajude e nos mantenha firmes contra o engano destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Loading