segunda-feira, 30 de maio de 2011

Igreja belga se compromete a indenizar vítimas de padres pedófilos

Bispos respondem a comissão parlamentar criada no fim de 2010
Igreja belga se compromete a indenizar vítimas de padres pedófilos Os bispos e os superiores das ordens religiosas da Igreja Católica belga se comprometeram nesta segunda-feira (30) a indenizar as vítimas de padres pedófilos, e se declararam "conscientes de sua responsabilidade moral" nos escândalos.

"Os bispos e superiores religiosos reconhecem, sem rodeios, que estes fatos são ainda mais penosos porque seus autores são membros da Igreja revestidos de autoridade moral, que deveriam ter sido exemplares, por respeito à confiança depositada neles", afirmam em um comunicado.

"Conscientes de sua responsabilidade moral e do que espera deles a sociedade, os bispos e os superiores religiosos se comprometem a assegurar um reconhecimento. Assim, estão determinados a restabelecer a dignidade das vítimas e a oferecer indenizações financeiras segundo suas necessidades", acrescenta o texto.

Os bispos responderam a uma comissão parlamentar criada no fim de 2010, depois da revelação de centenas de casos de abusos sexuais cometidos por padres na Bélgica.

No fim de março, a comissão recomendou à Igreja Católica da Bélgica a criação de uma "comissão de arbitragem" para decidir sobre a indenização das vítimas.

"Seguindo a proposta da comissão parlamentar, os bispos e superiores religiosos aceitam cooperar, com os especialista da comissão de acompanhamento (criada no contexto da comissão parlamentar), na organização de uma forma multidisciplinar de procedimento de arbitragem, para os fatos prescritos que as cortes e tribunais não podem abordar", completa o comunicado.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Loading