sexta-feira, 27 de maio de 2011

CUIDADOS COM AS HERESIAS LIGHTS.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTz43XYw7LIpa1I2hrFM-NKcHiku2MK_iQxFYuSfnZo77tZOfbd
       Para começo de conversa,não estou ganhando nenhum centavo para escrever o que relatarei daqui em diante. Sou Assembléiano desde o berço,mas a Bíblia, é quem faz referência de que ter pais evangélicos,não garante salvação para os filhos, sem que estes nasçam  de novo.(ver  Sl 58:3 e Jo 3:3).
      Passei pelo Círculo de Oração Infantil (na qual minha mãe era dirigente),depois eu fui para a EBD. Logo quando cresci,fui para a Campanha Evangelizadora,migrando para a Mocidade e fincando os pés no Departamento que cuidava dos Caídos do Evangelho (onde desempenhei várias funções de componente a dirigente e adjunto da superintendência), dividindo-me entre a Escola de Discipulado,Departamento de Adolescentes e EBD,depois que casei somou também o Diaconato e Secretarias de Congregações.
      Estou fazendo um breve raio-x ou biografia da minha vida na Igreja,para não ser interpretado como  paraquedista. Sempre fui incentivado por meus pais, e também gosto de ler e estudar.
      Mas, nestes últimos anos,há uma avalanche tão grande de informações desconexas, e de coisas difíceis  de compreender. Fico pensativo,como uma pessoa que se diz ter nascido de novo e com alto grau de intelectualidade,estando no episcopado(altamente qualificado e referendado) pode deixar-se levar pela insensatez doutrinária.
       No seminário,nunca fui adepto de balançar  cabeça afirmativamente sem ter a nítida certeza de que aquela idéia,primeiramente não iria prejudicar-me espiritualmente e logo em seguida,poderia ensiná-la sem ter o mínimo de constrangimento. Ou seja,as minhas convicções eram profundamente questionadas e de posse da certeza através das escrituras eu defendia e defendo até o fim. O que acontece hoje em dia,é um  mercantilismo desenfreado com  determinadas editoras forçando a barra, pela ligação com a denominação e esquecendo do livre arbítrio do consumidor.
      Quando penso que já vi de tudo:surgem  novidades,como pensamentos intelectualistas,racionalista e filosóficos. Para um ouvinte,que gosta de novas tendências sem essência, é um bom prato para satisfazer o ego. Boca cheia e intelecto vazio.
       Mas para quem gosta de ouvir bem e investigar,os pseudo-intelectuais,não gostam muito desse tipo de gente como eu e você com certeza. Portanto, e conforme  pesquisa,entendo que racionalismo(nada tem com matemática,afirmando sim, a inexistência das hipóteses) é a linha que se situa entre o racionalismo e empirismo,puxando a sardinha mas para o lado do empirismo(que acredita nas experiências como únicas(ou principais)formadoras de idéias,discordando,da noção das idéias inatas e por aí vai.
      Resumindo o ponto:Aristóteles seu fundador,estava querendo dizer junto com Santo Tomás de Aquino que :"nada passa pelo intelecto,que não tenha passado pelo sentido.”
       Racionalismo é definido por raciocínio, que é a operação mental discursiva e lógica. Quem estuda filosofia e ou teologia ou matérias interligadas,sabe da definição de filosofia como investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados  ao mundo e ao homem,etc.....
       No pensamento filosófico,envolve: investigação,argumentação,análise,discussão,reflexão das idéias sobre o mundo, o homem e o ser. Daí veio a inquietude por querer compreender  e questionar valores interpretativos aceitos comumente tanto pelo senso comum ou  pela tradição.
        Até aí,pesquisando numa boa fonte, se chega a esta conclusão,ou coisa parecida. O fato é que colocações,notas interpretativas dentro de Bíblias de Estudo e dicionários (são feitas por homens que muitas vezes são cheios de si e/ou  faltaram as aulas nos seminários de hermenêutica e exegese) tais interpretações, tornam-se heresias,passando por interpretações literais de alguns textos que muitas vezes são pregadas dentro da Igreja e se diz(quando há questionamentos,buscando-se o debate para esclarecimento):”Isto não tem nada de mais!”,”para que tanto estardalhaço com esta besteira!”.O Apóstolo Paulo, pensava e ensinava diferente. No livro de Atos,Lucas deixa claro que quando Paulo chegou em Tessalônica,foi a sinagoga.
      fez exposições sistemáticas das escrituras por vários dias,e,houve quem cresse,mas também teve muita oposição. Já em Beréia, Lucas relata:"Ora,estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica,porque de bom grado receberam a palavra,examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram  assim”Atos 17:11 .
     Dispensa comentar que estes irmãos servem de modelo ainda nos dias de hoje(ou melhor, principalmente nos dias de hoje). Assim vou considerar lógica, como ponto de princípio, que a doutrina dos filósofos, prende-se ao racional e ao palpável,então tudo que agente aprendeu que Deus é espírito(sem exegese e hermenêutica) está errado,tendo Deus  corpo físico em determinadas passagens?!.
       Pensando assim: os gigantes eram filhos (realmente) de anjos(o que é uma tremenda heresia),havendo vida em outros planetas(o que não é provável),e o pior, Deus é entendido como triteista,etc....ou seja,a apologética tem de ser bem executada,para não ser envenenado. Cuidado com o material que você compra e lê. Pesquise,informe-se,não aceite determinados assuntos, sem questionar e ser retirada totalmente as  dúvidas. Lembre-se que,pontos opinativos não são e nunca serão doutrina.QUE O SENHOR CONTINUE ABRINDO OS NOSSOS OLHOS E OUVIDOS.
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Loading