domingo, 3 de fevereiro de 2013

NÃO SOU ESPECIALISTA MAS RESPONDO: A DEPRESSÃO DE ELIAS





No dia de hoje, as ADs estudaram nas EBDs sobre Elias, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO.
Eu não quero entrar no mérito do tecnicismo espiritual, patológico, científico ou psicológico, pois o assunto já foi bastante dissecado em aula.
Eu quero apenas lembrar que Jesus nunca nos imunizou ou pretendeu nos livrar das aflições. Contudo deixou o antídoto da fé e do ânimo para combater o mal. Paulo nos diz claramente: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos".
Logicamente que a depressão tem origem em alguma circunstância contrária, mas qual a adversidade que possa transpor a muralha daquele que está firme em Cristo.
Jó, era para ser o maior deprimido da história bíblica. Os maiores combates que travou passou-se justamente com pessoas próximas a ele.
Moisés mesmo no enterro da sua irmã, não cessavam as reclamações do povo buscando bem estar. Ele, usou o sentimento em vez da fé e não esperou que brotasse água da rocha, feriu a pedra, acabando com o problema da água, pois o ribeiro acompanhou o povo. Só que a sua depressão começou, pois o seu passaporte de entrada na terra foi cancelado.
Sara, Rebeca, Raquel e Ana tiveram sérios problemas com a adversidade da esterilidade, mas tiveram vitórias por causa da persistência e nada de entregar-se a oposição.
No caso de Elias, a gente observa que o mesmo vivia meio isolado. Não era homem de muitas amizades. Sabemos que é melhor serem dois do que um. O diabo sabia disso e usou Jezabel com um mensageiro, dizendo que iria matá-lo, assim como Elias fez aos oitocentos e cinqüenta falsos profetas de baal e asera.
A Bíblia tem o antídoto contra o  medo, quando diz: E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.
Quando a pressão aumentou, Elias se isolou até do seu servo. Bem diferente de Daniel e Ester entre outros que juntaram seus amigos e foram orar.
Outro ponto bem interessante que aprendemos nesta lição, consiste na busca de pessoas animadoras e nada de desespero. Diz o texto sagrado: Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
A maioria dos deprimidos tem a fuga na alto-comiseração. Elias sentou-se debaixo de um zimbro, pediu a morte, e justificou-se. A solução que a Bíblia aponta é extremamente oposta: Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
Crente entra em depressão? Nosso irmão mais velho Jesus e o irmão Paulo, passaram por este problema e nos ensinaram a receita da vitória. Porém o consolo divino, não o deixa ficar por muito tempo prostrado. No caso de Elias, Deus mandou o anjo que o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
Aqui observa-se o cuidado de Deus, melhor remédio para alguém em aflição. Que ainda deixou um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água;  Elias, comeu, bebeu, e tornou a deitar-se.
A desmotivação era grande. Antídoto: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Tem alguns crentes que pensam que cada caso é igual, e o imediatismo deve ser evidenciado, onde em uma oração o problema é resolvido. Não devemos confundir desânimo com depressão. Há casos que leva algum tempo, como o do profeta, onde o anjo do Senhor tornou segunda vez.
O discernimento da forma de tratamento se será medicamentoso ou não é fundamental.
Agora a presença divina dará com certeza o suporte para a restauração completa no caminhar, guiar, deitar e acordar.
Por último, tratamos na EBD que o depressivo precisa de cuidado divino, tal qual Elias que levantou-se, comeu e bebeu;  com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
A grande lição, é que fiquemos de olho em todas as áreas da nossa vida para não entrarmos  em depressão. Cuidado com as emoções negativas e dos prejuízos ao coração. Buscar na Palavra e oração o domínio contra a raiva, irritação, ansiedade e tristeza. Temos que matar o inimigo na unha, para que a gente não morra. Este inimigo, muitas das vezes está dentro de casa, no trabalho, escola, na vizinhança e até no templo.
A falta de observância em viver uma vida tranqüila leva até a internações com problemas cardíacos e aumento das chances de infarto. O nosso inimigo é espiritual e nunca o outro a imagem e semelhança de Deus. Pede perdão, libera perdão e o óleo desce. Tenha equilíbrio, porém, se ocorrer o imprevisto(atualmente previsto)  da depressão, saibamos que  Deus nos dá o revigoramento  e cura o mal, só que  em muitos casos, trabalha em parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você Procura?

Loading